O 1º Encontro Estadual de Gestoras, realizado na última segunda-feira (24 de março), reuniu cerca de 450 mulheres de mais de 400 municípios mineiros no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e secretárias municipais participaram do evento, que teve como foco o fortalecimento da participação feminina na política.
A solenidade contou com a presença da primeira-dama Cris Renault, representando o vice-governador, da secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, do secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, e do presidente do TRE-MG, Ramom Tácio, além de diversas outras autoridades.
Apesar dos avanços, a presença feminina na política mineira ainda é um desafio. Nas eleições municipais de 2024, apenas 68 mulheres foram eleitas prefeitas entre os mais de 850 municípios do estado. Para a secretária Alê Portela (PL), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) — responsável pela organização do evento —, a ampliação das políticas públicas voltadas para mulheres é essencial para fortalecer essa representatividade.
Atualmente, apenas 12 cidades em Minas Gerais possuem Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs), estruturas voltadas para a garantia de direitos e promoção da igualdade de gênero. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, apenas Nova Lima, Belo Horizonte, Sabará e Contagem contam com esses órgãos.
Para incentivar a criação de mais OPMs nos municípios, a Sedese distribuiu cartilhas informativas com orientações sobre a instalação desses organismos. Além disso, o encontro promoveu debates sobre os desafios e oportunidades para as mulheres na política, empreendedorismo e conferências públicas, reafirmando o compromisso do governo Zema em ampliar a representatividade feminina.