O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil está bem posicionado frente a um cenário externo desafiador e deve alcançar uma situação confortável até 2026. A declaração foi feita durante uma entrevista à GloboNews.
– Acredito que podemos chegar bem em 2026, e espero que até comendo filé-mignon – disse.
A resposta veio após uma pergunta sobre a promessa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de que o brasileiro teria picanha no prato ao final deste governo.
Haddad acredita que o Brasil está em uma posição mais vantajosa do que seus vizinhos, considerando a incerteza do cenário internacional, especialmente com as possíveis políticas do futuro governo de Donald Trump. O ministro destacou ainda que o acordo entre Mercosul e União Europeia pode ser promissor para a região, enfatizando o papel de liderança do Brasil nesse processo.
Para ele, o país precisa aproveitar suas vantagens competitivas e as novas regulamentações, como o crédito de carbono, combustíveis do futuro e a nova indústria Brasil, que representam programas bem estruturados para impulsionar o desenvolvimento nacional.
Haddad também expressou confiança na estabilização do dólar e garantiu que o governo está atento à inflação dos alimentos.