A Globo não teve motivos para festejar no primeiro mês do ano que marcará o centenário das operações do conglomerado. Mesmo com o reforço do Big Brother e com as chuvas que assolaram São Paulo durante boa parte de janeiro, a emissora teve a pior audiência de toda a sua história pelo 2º mês consecutivo e voltou a ficar com apenas um dígito de ibope.
Em dezembro, o canal já havia ficado abaixo dos 10 pontos de média.
Os números consolidados de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem com fontes do mercado, revelam que a Globo teve apenas 9,77 pontos de média em janeiro, uma queda de 0,13 na comparação com o mês anterior.
A Record foi a única emissora aberta que cresceu no comparativo direto com dezembro, indo de 3,6 para 3,71 pontos. Também na maior crise de sua história, o SBT caiu de 3,0 para 2,76. Band e RedeTV!, com 1,13 e 0,23 ponto respectivamente, seguiram estáveis.
A nova queda de audiência da Globo pode ser facilmente explicada: habitual boia de salvamento da emissora no primeiro trimestre, o Big Brother não caiu no gosto dos telespectadores e sequer conseguiu chegar perto dos 20 pontos de média até o momento da publicação deste texto, tendo — de longe — os piores números da história do formato.
Mania de Você, já consolidada como o maior fracasso da história das novelas das 21h, continua empilhando resultados negativos e prejudicando o Jornal Nacional, que perdeu público para o Jornal da Record e para Força de Mulher.