Departamento de Elon Musk desenvolve sistema para demissões mais rápidas.

Jornal O Grito da Liberdade
1 leitura mínima

Uma nova forma de promover demissões em massa está em análise no Departamento de Eficiência Governamental (Doge), liderado por Elon Musk. Engenheiros desenvolvem um novo software, o Redução Automatizada de Força (AutoRIF). O sistema visa a facilitar a redução da força de trabalho no governo federal, de acordo a revista Wired.

O AutoRIF foi originalmente criado pelo Departamento de Defesa há mais de 20 anos. Desde então, conforme acrescenta o globo.com, passou por diversas atualizações, sendo utilizado por várias agências para acelerar o processo de cortes no quadro de funcionários. Capturas de tela de bancos de dados internos obtidas pela Wired indicam que membros do Doge estão acessando e modificando o código do software.

As demissões nas agências federais, até agora, têm sido feitas manualmente, com o auxílio de funcionários de Recursos Humanos (RH) que analisam registros e listas fornecidas pelos gerentes.

Os funcionários em estágio probatório, como os recém-contratados, promovidos ou que mudaram de função, foram os primeiros a ser demitidos. Isto porque não possuem as mesmas proteções legais de outros servidores públicos. Milhares de trabalhadores foram dispensados nas últimas semanas em diferentes agências.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *