O Partido Liberal (PL) realizará um seminário nacional de comunicação nos dias 20 e 21 de fevereiro, em Brasília. Descrito como “o maior evento de comunicação partidária do Brasil”, o evento contará com a presença de representantes das grandes empresas de tecnologia Meta, Google e TikTok, conforme reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.
A conferência ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e terá como principal objetivo discutir estratégias para fortalecer a presença digital do partido. Em resposta ao Estadão, o PL afirmou que ainda não tem detalhes sobre a forma de participação das empresas no evento.
Treinamento técnico para o PL
Embora a Meta e o TikTok não tenham especificado como estarão presentes, fontes internas indicam que as big techs oferecerão um “treinamento técnico e de boas práticas” ao partido. Esse tipo de abordagem será semelhante ao que a Meta planeja realizar com dirigentes, parlamentares e militantes do PT.
O Google, por sua vez, declarou que “participa de inúmeros eventos oferecendo treinamentos” sobre suas ferramentas e plataformas. “Esse tipo de iniciativa contribui para o entendimento de profissionais em diversas áreas sobre novas tecnologias, incluindo inteligência artificial”, afirmou a empresa.
A gigante de tecnologia ainda complementou: “Nos últimos anos, o Google ministrou treinamentos para organizações de todo o país, incluindo partidos políticos de diferentes espectros, órgãos públicos, empresas e empreendedores.”
Inicialmente, materiais de divulgação do PL apresentavam as big techs como “parceiras” do seminário, ao lado de imagens de Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Valdemar Costa Neto. No entanto, a divulgação foi alterada posteriormente, passando a mencionar apenas a “participação” das empresas, com a foto do ex-presidente.
Ausência na audiência pública da AGU
A presença das plataformas no evento do PL ocorre quase um mês após a ausência delas em uma audiência pública promovida pela Advocacia-Geral da União (AGU). O debate buscava discutir a decisão da Meta de encerrar seu programa de checagem de fatos nas plataformas.