A gestão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mantém uma aprovação de 61% entre os moradores do Estado, enquanto 28% desaprovam sua administração, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (27). Outros 11% não souberam ou preferiram não responder. Os índices de aprovação e desaprovação permanecem estáveis desde abril de 2024.
Em abril do ano passado, 62% aprovavam a gestão do governador. O percentual oscilou para 61% em dezembro e permaneceu o mesmo nesta pesquisa de fevereiro. A desaprovação, que era de 29%, caiu para 26% em dezembro e agora oscilou para 28%, dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa também mostra que 41% da população considera a gestão positiva, 34% a avaliam como regular e 14% a classificam como negativa. Em abril do ano passado, a avaliação positiva era de 41%, caiu para 37% em dezembro e agora retornou ao mesmo patamar. Já a avaliação negativa, que era de 16% em abril, reduziu para 13% em dezembro e oscilou para 14% em fevereiro.
Cotado como possível candidato à Presidência em 2026, Tarcísio tem uma aprovação significativamente maior do que a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Estado. Segundo a pesquisa Genial/Quaest, a gestão de Lula é aprovada por 29% dos paulistas e desaprovada por 69%.