O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) acredita que o visto americano do ministro Alexandre de Moraes e de outros magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF) pode ser cassado se um projeto de lei nos Estados Unidos avançar após a posse de Donald Trump, na segunda-feira (20).
Eduardo estará presente na cerimônia ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que representará o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), após a quinta negativa de devolução de seu passaporte por Moraes.
“Há um risco real de Alexandre de Moraes perder o visto para entrar nos Estados Unidos, especialmente se continuar com essa conduta brutalmente agressiva, não só contra brasileiros, mas também contra autoridades americanas”, declarou em entrevista à Folha de S. Paulo, publicada neste sábado (18).
Eduardo Bolsonaro refere-se a um dos vários projetos de lei propostos por parlamentares oposicionistas americanos para banir autoridades internacionais que desrespeitem a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que garante a liberdade de expressão. Entre eles está o projeto da deputada Maria Elvira Salazar, da Flórida, que, segundo Eduardo, abraçou a causa brasileira.
As críticas a Moraes decorrem de suas decisões que obrigaram a rede social X, de Elon Musk, a remover postagens consideradas antidemocráticas. Isso gerou uma crise que resultou na suspensão da plataforma no Brasil por mais de um mês antes das eleições municipais do ano passado.