Em um vídeo publicado no Instagram, o vereador Adrilles Jorge, expôs gastos e fez duras críticas à primeira-dama do Brasil, Janja. Ele argumentou que a primeira-dama não possui função oficial, não desempenha um trabalho relevante e, ainda assim, conta com uma equipe de funcionários custeada pelo trabalhador brasileiro, representando um peso elevado para os cofres públicos.
Adrilles também apontou que Janja realiza viagens financiadas com dinheiro público, totalizando mais de um milhão de reais em gastos. Além disso, segundo ele, a primeira-dama teria provocado incidentes diplomáticos, citando como exemplo o episódio em que insultou o bilionário Elon Musk.
“Janja é uma ‘rainha’, uma primeira-dama sem cargo e sem utilidade, que viaja às custas do patrimônio público e, por vezes, faz declarações como ‘Fuck you, Elon Musk’, causando incidentes diplomáticos. Ou seja, você paga para ser envergonhado por ela”, finalizou o vereador. Ele também criticou o que classificou como “patrimonialismo do Estado brasileiro”, onde, em vez de servir ao cidadão e promover oportunidades para melhorar a vida da população, o dinheiro público é destinado ao sustento da primeira dama.
CONFIRA O VÍDEO:
De acordo com reportagens, Janja conta com uma equipe “informal” de ao menos 12 funcionários, cujos salários somam cerca de R$ 160 mil por mês. Desde o início de 2023, as viagens da primeira-dama já teriam custado R$ 1,2 milhão. Além disso, Janja também dispõe de assessores de cerimonial e agentes de segurança.
Já há denúncias sobre o “gabinete paralelo” de Janja no TCU.